DOUTORA EM EDUCAÇÃO LANÇA LIVRO ILUSTRADO POR BRUSQUENSE

Poesia pra falar de gênero. Esse é o caminho escolhido por Marisa Zanoni Fernandes para discutir temas desafiadores para a sociedade, muitas vezes machista, em que nós vivemos.

O livro “ENTRELAÇOS”, lançado pela doutora em Educação, pedagoga e professora universitária, caminha por assuntos delicados, mas que precisam ser enfrentados. Dos corredores e salas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) para a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Camboriú, Marisa Zanoni foi professora, vereadora e agora traz sua versão escritora.

A trajetória acadêmica, política e social de Marisa serviu de base para a produção literária. A mãe de Nathalia e Daniel, e esposa de Roberto Brasil Fernandes, ousou eternizar em livro as principais nuances de embates que marcaram a história recente da política local e regional. Memórias essas totalmente vinculadas, e influenciadas, por fenômenos antropológicos que o mundo (e o Brasil) sentiram na pele. “ENTRELAÇOS” é o retrato vivo, e colorido, de uma Balneário Camboriú que resiste às incertezas, ao medo e ao terror.

Com o lema “Coragem & Compromisso”, Marisa já foi a mulher mais votada do município, e escolhida para presidir a Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social do Poder Legislativo. Como professora, debateu a prioridade máxima para primeira infância. Enquanto vereadora, provocou a cidade a pensar sobre a importância de discutir violência, cultura e saúde mental.

Seja para jovens universitários ou para “Mães da Diversidade”, dois grupos amplamentes impactados com os debates protagonizados por Marisa Zanoni Fernandes, as páginas de “ENTRELAÇOS” são a prova do quanto a arte é a melhor arma contra o preconceito e o atraso social.

ILUSTRAÇÕES SÃO DE ARTISTA BRUSQUENSE:

A capa do livro lançado foi ilustrada por uma referência da arte feminina e feminista: Silvia Teske. A artista, escritora, professora e mestre em Artes Visuais , Silva leciona na UNIFEBE. Logo na capa, já é possível lembrar das “Tirinhas”: pinturas femininas popularmente conhecidas e produzidas por Silvia.